Busca:

Principais Características das debêntures I


Emissões e Séries.

Cada emissão de debêntures pode ser efetuada em uma única série ou em um número de séries previamente deliberado. A companhia emissora pode realizar mais de uma emissão, sendo que cada emissão poderá ser dividida em várias séries.images (4)

Valor Nominal, Preço de Subscrição e Valor Nominal Atualizado.

Valor Nominal é o valor de cada debênture definido na escritura, em moeda corrente nacional.

Apesar de as debêntures poderem ser subscritas com deságio sobre seu valor nominal estipulado pela assembléia geral, de forma a garantir uma remuneração maior ao investidor, o que tem se visto como prática no mercado é que o Preço de Subscrição para cada debênture é calculado aplicando as condições de remuneração atribuídas ao título ao valor nominal unitário não -amortizado até a data de subscrição.

 

Dessa forma, o investidor compra o papel “na curva”, ou seja, o Valor Nominal Atualizado acrescido dos juros acruados até a data de subscrição. A descrição das condições de subscrição das debêntures deverá constar da escritura de emissão.

Vencimento.

A data de vencimento da emissão das debêntures, no caso de série única, ou dos vencimentos de cada uma das séries, no caso de uma emissão com várias séries, deverá ser determinada na escritura de emissão das debêntures.

A companhia também poderá emitir debêntures sem data de vencimento determinado, também conhecido como debêntures perpétuas, cujo vencimento ocorre somente nos casos de não-possibilidade de pagamento de juros e de dissolução da companhia, ou de outras condições previstas na escritura de emissão.

Amortização.

São pagamentos de parte do valor nominal atualizado que acontecem antes do fim do prazo da debênture. Os juros passam a incidir sobre o valor nominal atualizado descontado das amortizações anteriores.

A amortização do principal investido em uma debênture pode ocorrer apenas na data de seu vencimento ou pode ser realizada em várias parcelas periódicas, ao longo do prazo de duração do título. O cronograma de amortização tem que necessariamente estar descrito na escritura de emissão das debêntures.

Uma emissão em várias séries com datas de vencimento distintas pode ser considerada como uma forma de amortização das debêntures.

Post Relacionados

1 Comentário

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] já falamos anteriormente debêntures são títulos privados emitidos por empresas quando precisam captar recursos no mercado. Somente […]

    Pingback por Quem pode emitir e aonde são negociados os debêntures — 15 de outubro de 2011 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil