Busca:

Modalidade de Investimento mediante Poupança Banco do Brasil


A poupança é uma conta de depósitos remunerados pela TR – Taxa Referencial – acrescida de juros mensais para pessoas físicas e trimestrais para pessoas jurídicas.

A poupança é o investimento mais popular e tradicional do país devido, principalmente, a sua simplicidade de aplicação e de resgate. É uma aplicação segura e suas regras de funcionamento são estipuladas pelo Banco Central, por isso existe uma padronização de taxas e de funcionamento em todas as instituições financeiras.

Segurança

A poupança é um investimento seguro para os poupadores e um dos motivos é que ela conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até a quantia de R$ 60.000,00 por instituição financeira. O Banco do Brasil e a Associação de Poupança e

Empréstimo – POUPEX são consideradas instituições distintas.

FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, contra instituições financeiras em caso de intervenção, liquidação ou falência.

Modalidades de poupança do BB

Poupança Ouro

Os rendimentos são calculados com base na TR acrescidos de juros mensais e conta com a facilidade para movimentar o investimento pelos diversos canais de atendimento do BB. Os recursos captados por essa modalidade são aplicados na área rural e no financiamento imobiliário, o que contribui para o desenvolvimento do país.

Poupex

Os rendimentos também são calculados com base na TR acrescidos de juros mensais e conta com a facilidade para movimentar o investimento pelos diversos canais de atendimento do BB. Os recursos captados são destinados a financiamentos imobiliários e administrados pela Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX.

Poupança Ouro – Variação 01 e Poupança Poupex – Variação 91 A conta de Poupança Ouro e a conta de Poupança Poupex são abertas automaticamente com a primeira aplicação. O dia do depósito é identificado como data base. Cada vez que você efetuar novo depósito em data diferente é criado uma nova data base. Essas datas são referência para a remuneração mensal do investimento. Os depósitos efetuados nos dias 29, 30 e 31, terão como base o dia primeiro do mês seguinte.

Poupança Ouro Salário – Variação 02 e Poupança Poupex Salário – Variação 92. Nesta modalidade o investidor autoriza que os créditos de proventos sejam efetuados diretamente na conta de poupança, sem trânsito pela conta corrente. No entanto, a movimentação (resgate/retirada) somente pode ser feita via conta corrente.

Outra opção é de autorizar a aplicação automática do saldo remanescente em conta corrente. Neste caso, o resgate automático é opcional.

Poupança Ouro Conta Investimento – Variação 88

Poupança Poupex Conta Investimento – Variação 98

Com a criação da Conta Investimento, também foi gerada a opção de aplicar na poupança e movimentar os recursos de um investimento para outro – CDB para poupança, por exemplo – por meio da conta investimento, sem ter que passar pela conta corrente.

Reajuste Monetário

Os valores depositados na poupança são atualizados com base na TR – taxa referencial – do dia do depósito. O cálculo da TR é feito a partir da média das taxas de CDB, prefixado, de 30 dias e sobre ela aplica-se um redutor definido pelo Banco Central.

Juros

Para pessoas físicas, além do reajuste monetário, os valores depositados na poupança são atualizados por juros de 0,5% ao mês (6,17% ao ano). Só recebem remuneração os depósitos mantidos por prazo superior a 30 dias.

Imposto de renda

As pessoas físicas não pagam imposto de renda em suas aplicações em poupança.

Valor mínimo

Não existe valor mínimo estipulado para depósito e nem para resgate/retirada. Só que nas contas de poupança com resgate automático o saldo mínimo é de R$ 5,00.


Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil