Busca:

¿Qual fundo escolher?


A escolha depende dos objetivos do investidor. Para chegarmos a esses objetivos algumas questões precisam ser respondidas:

Por quanto tempo vou deixar meus recursos aplicados?

Estou disposto a correr mais riscos em busca de uma perspectiva melhor de rentabilidade?

¿Qual é o meu perfil como investidor?

Se o recurso será utilizado em um período curto de tempo, o ideal é que se faça investimentos mais conservadores. Nesse caso a rentabilidade pode ser menor, mas os riscos também seriam menores.

Por outro lado, se o objetivo é poupar pensando na aposentadoria, por exemplo, o investimento será de longo prazo e nesse caso existem opções com potencial de retorno maior e riscos maiores também.

¿O que você precisa saber?:

Rentabilidade

É o rendimento que determinado investimento proporciona, ou seja, é uma medida de ganho financeiro expressa na forma percentual.

Liquidez

Consiste na facilidade de se converter um ativo em dinheiro. A agilidade de conversão sem perda significativa de seu valor mede a sua liquidez.

Risco

É o grau de incerteza quanto ao retorno esperado de um investimento, ou seja, nem tudo pode acontecer da forma como se espera. Podemos dizer que não há nenhuma categoria de investimento sem risco, mas existem investimentos com riscos mais baixos.

Imposto de renda (IR)

É cobrado sobre os rendimentos no último dia útil dos meses de maio e novembro de cada ano, o chamado “come-cotas”, pois reduz a quantidade de cotas. Os fundos de curto prazo têm alíquota base de 20% e os fundos de longo prazo de 15%.

O cálculo da diferença entre a alíquota recolhida semestralmente e a devida será feito no momento do resgate, conforme o prazo que o investidor permaneceu com os recursos aplicados.

 

Post Relacionados

3 Comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

  1. […] rendimento prefixado é aquele onde é possível saber quanto vai render o seu investimento até o vencimento do título, pois o percentual de remuneração (taxa de juros) é definido no […]

    Pingback por O que é um Fundo CDB — 11 de agosto de 2011 #

  2. […] Fundos de Investimentos, através da emissão de cotas, reúnem aplicações de vários indivíduos para investimento em carteiras de ativos disponíveis […]

    Pingback por O que sao os Fundos de Investimento — 11 de agosto de 2011 #

  3. […] em determinado investimento, na tentativa de melhor qualificá-lo. Quanto maior o retorno e menor o risco do investimento, melhor será o Índice de Sharpe. Quando comparamos os índices de Sharpe de […]

    Pingback por Indicadores de Desempenho e Operações — 15 de outubro de 2011 #

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>